Por outro lado, uma intolerância alimentar não envolve o sistema imunológico, no entanto, os sintomas podem ser semelhantes aos de uma alergia. Uma intolerância alimentar pode resultar de uma diminuição na capacidade ou incapacidade de digerir uma substância específica (por exemplo, lactose), ou da reação do organismo a substâncias naturalmente presentes nos alimentos, como a histamina ou a tiramina.
A rotulagem dos alimentos desempenha um papel fundamental na escolha do consumidor, nomeadamente através da declaração de alergénios presentes nos produtos.
Para além de ser um fator de proteção da saúde pública e de transparência, esta informação constitui uma exigência legal na União Europeia, nos termos do Regulamento (UE) n.º 1169/2011. São vários os alergénios, definidos no regulamento, que devem ser mencionados na rotulagem dos alimentos, substâncias responsáveis pelas alergias e/ou intolerâncias alimentares mais comuns e potencialmente graves, nomeadamente:
- cereais que contêm glúten, nomeadamente trigo (como espelta e trigo Khorasan), centeio, cevada, aveia ou as suas estirpes hibridizadas, e produtos feitos a partir destes cereais;
- crustáceos e produtos derivados de crustáceos;
- ovos e produtos derivados de ovos;
- peixes e produtos pesqueiros;
- amendoim e produtos de amendoim;
- soja e produtos de soja;
- leite e produtos lácteos (incluindo lactose);
- nozes: amêndoas, avelãs, nozes, castanhas de caju, nozes-pecã, castanhas-do-pará, pistácios, nozes de macadâmia e produtos derivados;
- aipo e produtos de aipo;
- mostarda e produtos de mostarda;
- sementes de sésamo e produtos de sementes de sésamo;
- dióxido de enxofre e sulfitos em concentrações superiores a 10 mg/kg ou 10 mg/litro, expressos em SO2;
- tremoço e produtos de tremoço;
- moluscos e produtos de moluscos.
Estes alergénios devem, sempre, ser declarados quando usados na produção de um alimento e ainda estiverem presentes no produto final, mesmo de forma modificada.
Tem dúvidas sobre a forma correta de declarar os alergénios na rotulagem dos seus produtos? Nós podemos ajudar!